sexta-feira, julho 20, 2007

A recuperação da adicção às drogas, incluindo o alcool


Ao longo da minha experiência profissional, como técnico em comportamentos adictivos, muito se tem falado e discutido sobre a problematica da toxicodependencia, em Portugal. Foram adoptadas algumas medidas dissuasoras, coerentes e acredito com resultados positivos no "combate" ao problema da droga e da toxicodependencia, tais como, a eliminação do Casal Ventoso (antigo "supermercado" de compra e de consumo de todo o tipo de drogas), da comparticipação do estado no tratamento (ajuda financeira através de instituições privadas), salas de injecção assistida (salas de chuto), tratamento com metadona, etc só para refirir alguns.

Todavia, gostaria de me desviar desta perspectiva demasiado politica e sensacionalista por um lado, visto na maioria dos casos continuar a negligenciar as verdadeiras necessidades do individuo, da prevenção e do respectivo tratamento da dependência de drogas, incluindo o álcool. Vivemos numa sociedade que reforça o estigma e a marginalização daqueles que sofrem desta doença e dos seus familiares. Vou focar-me na importância no conceito designado de Recuperação.



Gostaria destacar aqueles indivíduos anónimos que sofrem da doença da adicção que interrompem a progressão da doença através da abstinência mantêm a motivação e a determinação em seguir em frente na busca da recuperação através de um conjunto de medidas, competências e recursos familiares e/ou profissionais. porque o processo de recuperação não é linear, estático e não funciona com valsas moralidades, bem pelo contrario é altamente complexo e exige total compromisso às instituições e profissionais, assim como ao próprio individuo afectado pelo problema.


A recuperação da adicção activa assume duas componentes que se interrelacionam entre si: a componente individual e a social. Para o individuo significa adoptar um estilo de vida digno, saudável, construtivo adoptando a abstinência total de substâncias psicoactivas lícitas, incluindo o álcool, e as ilícitas, como o ponto de partida e de mudança de atitudes e comportamentos. Recuperação significa transformação, indivíduos estigmatizados que regressam à vida activa na sociedade como cidadãos validos e competentes. São indivíduos resilientes, "vencedores" da adversidade da vida, que vivem no presente e com uma perspectiva de futuro sobre o melhor caminho a seguir cultivando a humildade, a esperança e a fé, com honestidade e respeito mutuo.

Conheço pessoas (adictos) que permanecem em recuperação, vidas com qualidade e liberdade de escolha, há 19, 20, 25 anos. 
Eis alguns etapas que são factores de esperança e auto-realização na Recuperação individual:

Inicio de uma nova esperança

Redução do medo sobre o futuro (desconhecido)

Reaparece a Auto-estima 

Alimentação saudável

Pensamento realista e definição de objectivos

O desejo de "fugir" desaparece

Esforço apreciado pela familia e amigos

Ajuste das necessidades familiares (limites e papeis)

Desenvolvem-se novos interesses

Novo círculo de amigos

Situações do dia-a-dia encaradas com coragem e esperança

Renascem os ideais, a ambição e os sonhos 

Primeiros passos na estabilidade económica (pagamento de dívidas consequências do passado)

Aplicação de novos valores e principios de uma vida saudavel e sustentavel

Para muitos, aparece um novo modo de vida, mais lúcido e esclarecido (propósito e sentido), a um nivel muito superior que jamais pensavam possivel alcançar.

"Mais será revelado". Irei continuar a explorar e a divulgar o conceito de recuperação da adicção

Sem comentários: