1. Física – Compulsão; processo uma vez despoletado pode ser extremamente difícil interromper,
3. Emocional /Espiritual - Total egocentrismo e isolamento social (egoísmo).
Para muitos potenciais adictos o uso de drogas lícitas, incluindo o álcool, e/ou ilícitas ou comportamentos adictivos surge da incapacidade para se auto-aceitarem (auto conceito) e lidar com os sentimentos dolorosos em situação de crise (baixa aptidão e falta de competências), associado a sentimentos de raiva, tristeza, ansiedade, confusão e medo. Desenvolvem um autocrítica muito rígida e perfeccionista, ex. certo e errado, julgamento pessimista de si mesmo, e /ou em alguns casos os adictos/as procuram a aceitação e o reconhecimento dos outros para o seu sentimento de inadequação. Na minha opinião, ninguém com uma auto-estima saudável se torna adicto/a, não quero com isto afirmar que a causa da adicção seja a baixa auto estima. É um sintoma, entre outros, de alguém adicto.
A auto-estima (auto-conceito) é o resultado da interacção (qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos e acções) individual e com as outras pessoas ao longo da nossa vida. Uma auto-estima saudável provoca sentimentos de auto-confiança, resiliência, ser amado e dar amor e motivação para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Cada ser humano é um ser Único; não existe ninguém IGUAL no mundo. Isto é uma razão suficiente forte para se sentir orgulhoso. Manter a auto-confiança é “meia batalha ganha”, acreditar que primeiro - Você é suficientemente forte e positivo, que é possível recuperar da adicção, e segundo; Aconteça o que acontecer você não está só. Sabemos que não é fácil mudar “velhos padrões e crenças” e comportamentos, soa a algo desconhecido e assustador. De qualquer maneira, uma auto-conceito positivo promove abertura a novas ideias e formas de viver.
Quando a auto-estima é saudável, o medo incapacitante de aceitar novos desafios e desenvolver novas aptidões é interpretado como é o impulso para a confiança (enfrentar as crenças derrotistas). Aceita-se o risco em fazer coisas novas e diferentes.Aprende-se a aceitar as limitações e os erros. Pelo menos tenta-se, o “ Não é garantido...”.
Algumas dicas:
Faça afirmações positivas de uma forma persistente e determinado, aceite elogios das outras pessoas, peça e aceite ajuda e confie nas suas competências individuais e recursos. Estabeleça novos objectivos, usufrua algum tempo só (com os seus pensamentos e sentimentos, por ex. meditação) e seja uma boa companhia, para si mesmo. Desenvolva a auto-confiança, acredite no poder da intuição “gut-level” e aja naquilo que considerar correcto. Pessoas positivas atraem pessoas positivas.
Sem comentários:
Enviar um comentário