terça-feira, abril 22, 2008

Sinais de Gratidão


Se por vezes estivermos atentos à natureza ela encarrega-se de nos inspirar e mostrar como tudo está ligado: a vida é dificil - todos os dias quando saimos de casa somos "postos à prova", mas vale a pena vivê-la com um sorriso nos labios (gratidão).
Observe o voo das aves e sorria...muito.
Tenha um dia cheio de surpresas positivas e desafios empolgantes.

segunda-feira, abril 21, 2008

Dicas iluminadas e construtivas








Algumas dicas inspiradoras que pode aplica no seu dia-a-dia e retirar alguma vantagem. Por vezes, as coisas simples...assumem um “papel” extremamente especial e valioso. Podemos utilizar o nosso potencial humano, por vezes adormecido ou dormente, para enriquecer e trazer propósito à nossa vida, em vez de nos acomodar ao básico e às rotinas de conteúdo "pobre" e vazio.

Como amigo/a
Cada semana, visite um/a amigo/a extra e no final do ano totalizas 52 conversas (cavaqueira) interessantes e fecundas (momentos com “sumo”)

Como marido e/ou mulherSe o seu companheiro/a normalmente toma conta das crianças no dia-a-dia, uma vez por mês pelo menos, mude este padrão (rotina do casal). Assim adiciona, quase duas semanas de tempo que ele/a pode utilizar para "carregar as suas baterias” –“na poupança é que está ó ganho”. Este gesto pode conduzir a momentos de intimidade – romantismo e intimidade.

No trabalho
Cada mês, dedique algumas horas extra para desenvolver as suas competências profissionais, fora do horário normal de trabalho, sabendo que este investimento é o equivalente a uma semana completa de trabalho durante o ano. Este pode ser um investimento precioso... em si mesmo.

Em geral
Elimine meia hora de televisão todos os dias e adquira 182.5 horas extra por ano. Aplique esse tempo de uma forma construtiva, relaxante e que proporcione bem-estar (equivalente a 4 semanas e meia de trabalho).

  • Vamos "enriquecer"... o nosso verdadeiro eu interior.

terça-feira, abril 15, 2008

"A nossa vida é assim tão simples?"










A nossa vida é asssim tão simples!?
Uma noite, um velho índio Cherokee contou ao seu neto sobre uma batalha que acontece todos os dias dentro das pessoas.
Ele disse:- Meu filho, a batalha é entre dois lobos dentro de todos nós.
Um é mau: é a raiva, a inveja, o ciúme, a tristeza, o desgosto, a arrogância, a pena de si mesmo, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, as mentiras, a superioridade.
O outro é bom: é a alegria, a paz, a esperança, a serenidade, a bondade, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.
O neto pensou naquilo por alguns minutos e perguntou ao seu avô:- Qual o lobo que vence? O velho Cherokee simplesmente respondeu:
- O que tu alimentas.

Comentário: Recebi este pequeno texto num e-mail e adequa-se ao proposito do nosso blog.



Para aqueles que recuperam de comportamentos adictivos e que já experimentaram no seu passado activo (historia de vida) ou no seu dia-a-dia o impacto negativo do ressentimento vale a pena tornar as coisas simples.
Senão vejamos os prós e os contra. O ressentimento molda e interfere negativamente a nossa visão de uma vida satisfatória e plena.
Limita-nos nas escolhas e impede-nos de relacionar com os outros.
Ficamos defensivos, desconfiados e sozinhos. Tenho acompanhado adictos/as que na sua senda de liberdade e autonomia buscam a libertação do sofrimento “barato”, aquele que só nos prejudica e que as vezes sem nos darmos conta “cultivamos”, como se "lenha para o lume se tratasse".


Já pensaram que a energia negativa do ressentimento poderá ser equiparada a um vulcão “adormecido”?! O que acontece a um vulcão que está adormecido antes da sua erupção abrupta? A sua energia encontra-se contida, todavia está em ebulição, até ao dia que o vulcão inicia a sua actividade – explodindo e semeando o caos e a destruição.


È importante valorizar-mos as nossas emoções, mesmos aquelas que nos magoam e que nos fazem sofrer.


Recuperar dos comportamentos adictivos é sentir, mesmo a dor, a separação, a perda, a frustração e a desilusão, etc. A adicção activa “adormece” e/ou reprime as nossas genuínas e valiosas emoções. Tornamo-nos básicos e “animais” irracionais (impulsivos, reactivos, intolerantes, confusos, ressentidos, etc).


Por isso, vamos identificar quais são realmente as nossas emoções - as que estão à superfície e aquelas que estão escondidas no âmago do “vulcão” inactivo.


E tal como o velho índio vamos alimentar e valorizar as emoções que enaltecem a nossa existência, a relação com o nosso poder Superior e as nossas relações. Quebrando as “amarras”, os preconceitos e valores disfuncionais impostos pela nossa cultura e tradição.
Neste caminho somos livres e fortes...

quarta-feira, abril 02, 2008

Recuperar dos Comportamentos Adictivos


Recuperar dos comportamentos adictivos é:

É entregar..., é partilhar..., é seguir sugestões..., é arriscar... é sonhar... é cometer erros e aprender com eles..., é tomar decisões, é confiar..., é pertencer..., é realização pessoal...,é dar e receber abraços..., é fazer afirmações positivas..., é auto-avaliação..., é discordar..., é rir (gargalhadas)..., é produzir e descansar... é chorar...viver um dia de cada vez..., é ser diferente... é dormir...é tratar do fisico...é gostar de si proprio...é meditar...

Ser corajoso..., ser humilde..., ser honesto..., ser responsável..., ser pai/mãe..., filho/a..., marido e mulher..., ser membro de família..., ser falível..., ser um “exemplo” para os outros..., ser feliz..., ser realista..., ser assertivo..., ser tolerante..., ser bondoso, sentir aprovação, ser divertido..., ser parceiro/a ...ser genuíno...ser resiliente...,

Ter fé e esperança..., ter família..., ter amigos/as..., ter planos e objectivos..., ter auto-estima..., ter segurança..., ter um propósito e um sentido na vida..., ter limites saudáveis nas relações..., ter orgulho saudável (dignidade)...,ter dinheiro..., ter trabalho..., ter sexo e intimidade..., ter tempo livre...ter gratidão...ter motivação...ter ética...ter uma comunidade... ter intuição...ter alimento...

Estar confuso/a..., estar com medo..., estar com raiva e ressentido/a..., estar desconfortável..., estar ambivalente e desconfiado/a..., inseguro/a e desiludido/a..., estar magoado/a..., estar com auto piedade, estar desorganizado e descontrolado...

Sentir vergonha e culpa..., sentir rejeição e frustração..., sentir solidão e inadequação..., sentir perda e o luto...sentir embaraço..., sentir tristeza e magoa...,


Recuperação é Ser..., é ter..., é estar e sentir...viver a vida plena, tal como é.

Quando nascemos recebemos este dom e esta benção da própria natureza.

Só os que desenvolvem a capacidade de se adaptar e resistir a adversidade é que conseguem ter sucesso e usufruir da espiritualidade. Somos os “arquitectos” do nosso destino.

A vida tem um fim...

Imagina este cenário.
Estas dentro do caixão, no teu próprio velório, morto/a claro!!...
Quais os comentários que ouves das pessoas sobre ti?! Sobre as tuas características (qualidades e defeitos) enquanto estiveste vivo?!

Estás satisfeito/a com a tua vida (recuperação) agora?! Claro!