segunda-feira, setembro 22, 2008

Recuperação duradoura e a alimentação saudável










Na minha opinião a alimentação saudável é uma pratica corrente a ter em conta na recuperação duradoura dos comportamentos adictivos. Cada vez mais observo homens e mulheres, em recuperação há vários anos, ansiosos e preocupados com os seus hábitos de alimentação, e como consequência, obesos e inquietos com a sua saúde física, mental e espiritual. Uma vez ouvi alguém afirmar que “ Aquilo que comemos está relacionado com a forma como nos sentimos e tratamos.” Sabia que utilizamos determinados alimentos, aqueles que com elevado valor calórico, a fim de atenuar e/ou evitar emoções dolorosas?

Recuperação é regularizar e lidar com hábitos disfuncionais (sono, alimentação, gestão do tempo livre, meditação, higiene pessoal, saúde,), identificar comportamentos geradores de sentimentos dolorosos e em alguns casos compulsivos por ex. a comida, relações, sexo, jogo patológico, trabalho patológico e compras.

Na maioria dos casos agimos no prazer imediato, saciar o vazio interior, com coisas (pessoas, lugares, coisas e alimentos excessivamente calóricas; gorduras e açucares) e não optamos por adiar a gratificação e congratularmo-nos por isso. Queremos algo e já.



Para aqueles que estão em recuperação de comportamentos adictivos que têm filhos/crianças também podem organizar em família refeições saudáveis e diversificadas. Partilhar momentos e rituais saudáveis em que a refeição é o momento de comunicação, união e confraternização.

Nos últimos cinco anos, após um período conturbado que ainda atravesso, tenho procurado adoptar uma postura diferente e procurado investir “devagarzinho” na alimentação saudável, refiro-me à vegetariana. Após iniciar este ciclo algo mudou no meu comportamento em relação à comida, semelhante á sensação que tive quando deixei de fumar. Sinto que estou a cuidar de mim e isso é reconfortante, inspirador, gratificante e gerador de auto-estima. Também tenho desenvolvido um ritual com o meu filhote, em vez dos gelados vou ao supermercado comprar fruta e/ou sumos de fruta naturais (sem corantes nem conservantes, sem adicção de açúcar. Existem uns muito bons) e passamos um momento inesquecível juntos.

Frequento um restaurante vegetariano que é excelente. Cada vez que ali me desloco tenho a sensação de que os pratos são confeccionados com dedicação, criatividade e amor.

Na passada sexta-feira estava a deliciar-me com uma saborosa iguaria juntamente com um amigo e tive uma ideia luminosa. Revelar este simpático, descontraído, sereno e acolhedor espaço chamado:


  • Daterra localizado na Rua Dr Afonso Cordeiro, 71 em Matosinhos. Reservas 912835771 reservas@daterra.pt / www.daterra.pt


Espero que usufruam tanto ou mais que eu e lembrem-se “Recuperar É Que Está A Dar”

Se quiserem divulgar restaurantes vegetarianos e ou outros que conheçam, que considerem excelentes, saudáveis nos seus manjares e que sejam um deleite para o espirito podem enviar o nome e a sua localização para o blogue através de email xx.joao@gmail.com. Já agora quando enviarem o email com o nome do restaurante enviem uma sugestão quanto ao prato que mais gostaram e bebida, sem ser alcoólica, claro.

Mais tarde irei publica-los a todos e tornar a lista acessível.

Sem comentários: