sexta-feira, setembro 11, 2009

International Council on Alcohol and Addictions - ICAA


O Conselho Internacional sobre o Álcool e Adicções (CIAA) é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos, criada em 1907 e com sede em Lausanne, na Suíça.


O CIAA dedica-se à prevenção e redução dos efeitos nocivos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas, bem como dos comportamentos adictivos dos indivíduos, famílias, e sociedade. O CIAA promove, de uma forma independente e apolítica a troca de experiências inovadoras e de práticas baseadas na evidência.


Nos seus 100 anos de existência o CIAA afirmou-se como um fórum de discussão heterogéneo onde as experiências do terreno confirmam as abordagens e atitudes em termos de dependências (além do álcool, tabaco e drogas, o CIAA também se debruça sobre outros problemas adictivos como é a dependência do jogo.


É neste sentido que o CIAA se assume como plataforma única para discussão dos problemas das dependências em todo o mundo.

O CIAA promove anualmente uma Conferência internacional, que reúne peritos, sociedade civil e representantes do poder político. Em Junho de 2007, celebrou o 100º aniversário com uma Conferência Internacional sobre Dependências, que teve lugar em Estocolmo e que reuniu 350 participantes de todos os continentes.


A Conferência anual de 2008 teve lugar em Chipre e na reunião do Conselho de Administração do CIAA de Maio de 2008, Portugal, através do IDT, foi escolhido para acolher a Conferência de 2009, que irá realizar-se de 11 a 16 de Outubro, no Centro de Congressos do Estoril.


Veja mais:

Sem comentários: