Como costumo afirmar, numa relação a dois, ambos parceiros levam “o pacote todo” - as características positivas, os talentos, e também os defeitos de caracter.
Ao longo do processo de sociabilização, desde a infância até à idade adulta, podemos desenvolver crenças e conceitos (mitos disfuncionais) quer sejam adquiridos e desenvolvidos na família de origem, ou com outras pessoas significativas. Mais tarde, se nao estivermos atentos podem tornar as nossas relações em “ralações” sérias e negativas.
Alguns Mitos (crenças internas) e alguns factos (realidade)
Mito: Crença"Se me envolver com outra pessoa numa relação irei perder a minha individualidade."
Facto: As relações saudáveis enaltecem o verdadeiro Self/Eu em vez de o anular.
Facto: Nas relações saudáveis o parceiro/a gosta de nós tal como somos. Somos amados dessa forma.
Facto: Ninguem é perfeito; não existem relações perfeitas.
Facto: Nas relações saudáveis somos seres separados por opiniões, ideias , perspectivas e valores diferentes. Como duas pessoas envolvidas numa relação respeitamos e valorizamos essas mesmas diferenças individuais.
Facto: Nas relações saudáveis ficar vulnerável tem algumas vezes resultados negativos, assim como, resultados positivos. Todavia, ficar vulnerável é o único “caminho” para se atingir a intimidade conjugal (ex. honestidade e confiança).
Facto: Nas relações saudáveis os casais discutem de vez em quando e fazem e recebem criticas em relação ao comportamento de cada um (feedback).
Facto: "Nas relações saudaveis quando as coisas correm mal podem ser da responsabilidade (erros) de um dos parceiros, outras não. Coisas horriveis podem acontecer, mas isso não faz de mim uma pessoa horrível."
Facto: Nas relações saudaveis, as pessoas às vezes são felizes outras vezes estão tristes, outras vezes estão zangadas e algumas vezes assustadas.
Facto: Nas relações saudáveis, a confiança evloui gradualmente.
Facto: Nas relações saudaveis, as pessoas passam algum tempo juntos, também passam algum sozinhos e/ou com amigos.
Facto: Nas relações saudaveis, cada um é responsavel por controlar as suas próprias atitudes, comportamentos e situações que exigem atenção em conformidade, conscientemente. Existe fases nas relação que se partilha o controlo e outras que se entregam “as rédeas”.
Facto: Nas relações saudaveis, as pessoas permanecem juntas e ou separadas por variadissimas razões. A lealdade, a confiança, a intimidade e o compromisso mudam e desenvolvem-se com o tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário