quinta-feira, janeiro 12, 2012

Professor Keith Humphreys e os Grupos de Ajuda-Mutua

O Dr Keith Humphreys investiga há vários anos os grupos de ajuda-mutua associados à recuperação da Adicção, nos EUA. Pessoalmente, gostaria de destacar os grupos de ajuda-mutua dos 12 Passos, por exemplo os Alcoólicos Anónimos (A.A.) visto existirem (mais antigos) em Portugal desde o final dos anos 70. Actualmente, de norte a sul, existem vários grupos de ajuda-mutua que utilizam os 12 Passos, para além dos AA. Alguns grupos Narcóticos Anónimos (N.A.), Emocionais Anónimos (E.A.), Familias Anónimas (F.A.), Jogadores Anónimos (J.A.), Codependentes Anónimos (C.A.), Nicotina Anónimos (N.A.).
O Dr Keith Humphreys através dos seus estudos procura sensibilizar a importância e a eficácia deste grupos, na recuperação dos comportamentos aditivos, junto dos decisores políticos.
Felizmente, existe investigação suficiente, apesar de ser nos EUA, que vem desmistificar, para os descrentes, e comprovar, para os crentes, que os grupos de ajuda-mutua funcionam na recuperação dos comportamentos adictivos e são um recurso valido da nossa sociedade.
Siga o link e veja o video.

Video: Professor Keith Humphreys: SFF Presentation on Recovery May 09 - by FEAD

Recuperar É Que Está A Dar

Sem comentários: