quinta-feira, maio 06, 2010

(Re)nascer das Cinzas



Desde muito cedo, a falta de alegria e o ressentimento justificado tornaram-me uma pessoa sensível. De certa forma o exterior (amigos, ambiente) também contribuiu para uma situação delicada (risco acrescido) motivado pela compulsão e a obsessão pelas drogas. O resultado foi imensas falhas ao longo do meu crescimento, como criança e depois como adolescente.

Após ter conhecido Narcóticos Anónimos[i] (NA) e entrar em contacto com a minha realidade (historial passado e presente) considero que me anulei com amor doentio (orgulho desmedido) e falta de uma alegria honesta, todavia o processo disfuncional continuou sempre presente (falhas). Depois de 20 anos, limpo e sóbrio[ii], mas sem alegria e “alimentando” o ressentimento justificado (magoa e frustração) levou-me sem justificação à recaída.

Na altura que escrevo este texto, voltei a NA e já passaram 89 longos dias de abstinência. Sinto-me a despertar para uma nova vida e a viver o só por hoje (Um dia de cada vez) com outra intensidade, alegria, com um sorriso nos lábios e disponível para dar abraços como se fosse o ultimo. É único. 
Nesta altura, consegui adquirir uma “luz” que orienta o Rumo da minha vida.


Hoje onde vejo os meus defeitos e qualidades, compete a mim mesmo tratar deles com muito respeito e carinho, pois é tudo o que tenho de bom e de mau. Aprendi que é bom reconhecer, aceitar e vejo como o perdão me proporciona alguma tranquilidade, paz e alegria para o coração. (Re) Encontrei energias renovadoras que me fazem imenso bem.

Espero que me desculpem por servir destas palavras para “chegar” a Deus.
Um muito obrigado.
Anónimo.

Comentário: Desde já o meu incentivo a este Anónimo, cuja decisão em (re)iniciar o seu processo de Recuperação, após uma recaída, é louvável. 
Gostaria de comentar duas questões.
A doença da Adicção (drogas licitas, incluindo o alcool, e as ilícitas) contempla/prevê estes episódios de recaída (recidiva), como parte do processo, tal como qualquer outra doença crónica ex. diabetes. Para este episódio recidivo contribuem factores bio.psico.sociais e ambiente e normalmente o individuo não encontra uma explicação plausível.

Por ultimo, de destacar a Resiliência deste individuo que contra todas as probabilidades e previsões, reagiu de uma forma construtiva e digna, interrompendo a progressão da Adicção activa. 
Atitude Exemplar e Inspiradora para muitos daqueles que estão "agarrados na rede" da Adicção activa e ou indivíduos que após um episódio de recaída aparentam perder os seus recursos e agem nos seus impulsos, perda de controlo, e gratificação imediata.
Um grande abraço e um Rumo de Vida Iluminado. Bem Hajas
Recuperar É Que Está A Dar




[i] Narcóticos Anónimos designa-se por um grupo de ajuda-mutua. Pessoas dependentes de substâncias que frequentam estas reuniões para se apoiarem mutuamente. São um recurso valido na nossa sociedade desde 1985.
[ii] Limpo e Sóbrio é uma expressão utilizada, por pessoas que frequentam NA, para designar a Recuperação (Novo Estilo de Vida baseado na Abstinência de Drogas, incluindo o Álcool). Tradução do Inglês – Clean and Sober 

4 comentários:

oops!!! disse...

"Limpo e Sóbrio é uma expressão utilizada, por pessoas que frequentam NA, para designar a Recuperação (Novo Estilo de Vida baseado na Abstinência de Drogas, incluindo o Álcool). Tradução do Inglês – Clean and Sober"

Humildemente venho recordar-te que embora a expressão "Limpo e Sóbrio" ser uma expressão utilizada por pessoas que frequentam NA, fazem-no ingenuamente uma vez que a terminologia adequada é "limpo e sereno"(está inclusive nos porta-chaves de comemoração de tempos de limpeza), sendo que a "limpo e sóbrio" é de A.A. Há inclusive referências a estas questões no texto básico de N.A. e em boletins do Quadro de Custódios do Serviço Mundial.
Se fizeres uma pesquisa verás que faz todo o sentido.
Sigo e "invejo"(no bom sentido) a tua dedicação à temática da adicção e desejo-te sucesso pessoal e profissional.

Aquele abraço meu amigo!
M. Fernando

Anónimo disse...

eu sou o Anónimo que descreveu a minha recaída e utilizei o (limpo e sóbrio) após 20 anos foi com bebida que recai e conhecendo desde o meu principio que o álcool era uma droga,utilizei também o A.A.nos 1º tempos da minha recuperação,sou ingénuo por ter princípios que servem
a muitas pessoas,mas não me importo.
E M. Fernando obrigado por me ensinar, a viver, e dizer,e ver a diferença, entre o (limpo e sereno) e (limpo e sóbrio) porque eu quero e ser feliz de uma forma ou de outra,seja em N.A. OU A.A...MAS MUITO OBRIGADO

Anónimo disse...

Comentários: A dor persistente é comum entre usuários de álcool e drogas que tenham sido submetidos a desintoxicação residencial e aumenta a probabilidade de recaída. Este estudo sugere que os médicos devem ter o cuidado de tela para os sintomas da dor em pacientes com dependência de substâncias. Quando a dor persistente está presente, a gestão pensativo é necessária para minimizar os riscos associados com undertreatment enquanto não promover o abuso de analgésicos opióides.

Anónimo disse...

e continuo a ser o anónimo que escreveu,para o artigo renascer das cinzas,o manter-me limpo e sóbrio,ou limpo e sereno tem sido o meu só por hoje com falta de reuniões mas muito consciente de não querer mais'? e só ter um dia de cada vez,e dai ter também ainda alguma vergonha, e preconceitos em relação as reuniões,pois existem também os mesmos de quem me recebe e dá feedbeck em relação ao que partilho,pois a muita gente que sabe que recai mas eu não lhe disse ,foram outros dai o meu ressentimento ao que e o anonimato perante esses membros,que desejo que vejam o só por hoje como o resto da minha vida e não o que não tenho porque não, ganhei mais confiança em mim e conheço-me mais um bocado.quero agradecer aos que compreendem a recaída e não criticam nem por detrás nem pela frente,mas sim se identificam
+ 24 horas e obrigado por deixarem servir das letras para chegar a DEUS.