quarta-feira, julho 25, 2007

Trabalhar a Assertividade para o resto da Vida


A Oração da Serenidade é uma abordagem espiritual, não religiosa sem dogmas e divindades, ao tema da Assertividade:
Concedei-me Senhor, 
Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, 
Coragem para modificar aquelas que posso, e a 
Sabedoria para distinguir umas das outras .”


Na sua essência rogamos pelo discernimento sobre pensamentos positivos que nos permitem comunicar e tomar decisões construtivas. Quando fazemos escolhas e tomamos decisões construtivas estamos a ser ASSERTIVOS e melhoramos a qualidade dos nossos relacionamentos.

Para a maioria de nós o medo distorce e sustenta algumas coisas que não gostamos,
com a raiva reagimos e tomamos decisões precipitadas e as emoções limitam e condicionam as nossas decisões.

Características das Pessoas:
A) Falta de Assertividade/ Passividade. A falta de Assertividade é permitir que as outras pessoas nos tratem da maneira que entenderem, sem que nós desafiemos aquilo que é dito ou feito. Significa fazer aquilo que as outras pessoas querem, apesar da nossa vontade ser diferente – ex. agradar aos outros, facilitar, encobrir, manipular. "Porque dizemos sim, quando queremos dizer não?"

  1. O problema na comunicação é evitado.
  2. Os seus direitos legítimos são renunciados.
  3. Os direitos dos outros são encarados como prioritários em relação aos seus. Isto cria um padrão no comportamento dos outros, em relação a si, fazendo com que eles beneficiem e tirem vantagem. Se você pensar ”Se tiveres bem eu estou bem..." ou "Se estiveres mal eu estou mal...” está a negligenciar as suas próprias necessidades
  4. Permite que os outros avaliem e definem como você se sente e pensa – "Não tem voto na matéria."
  5. Permitir que os outros escolham as suas actividades.
  6. Os seus objectivos serão um dia alcançados – adiamento, vitimização e resignação. Os objectivos dos outros são mais importantes “Esperar com os braços cruzados; à espera de um milagre.”
  7. Nega e reprime a raiva e o ressentimento – minimiza e racionaliza os sentimentos desconfortáveis.
  8. Na interacção com os outras pessoas, preocupa-se somente em respeitar os outros. Procura a aprovação e agradar.
  9. Falta de confiança em si próprio. Baixa auto-estima.
  10. Espera por favores e serviços.




B) Assertividade é pensar e agir em defesa dos seus próprios valores e direitos. É o acto que dá expressão aos seus próprios pensamentos, sentimentos e que define a sua própria perspectiva sem que interfira com os direitos dos outros (auto conceito). É respeitar as ideias e os sentimentos dos outros.

O problema, na comunicação, é enfrentado, não "ataca" as pessoas.~

Os seus direitos são reclamados e exigidos.

Reconhece os direitos dos outros tão importantes como os seus.

Define um “contracto”, baseado no respeito mutuo, no relacionamento com os outros, quanto à forma como resolve e trata os assuntos – a sua palavra também tem peso na tomada de decisões.

Permite que os outros saibam quais são os seus pensamentos e sentimentos.

Procura soluções e atingir os seus objectivos.

Escolhe as suas próprias actividades e responsabiliza-se pelas suas emoções.

Lida com a raiva de uma forma construtiva.

Comunica com os outros com respeito. Respeita a sua palavra e a dos outros.

Confia e Entrega (não controla).

Pede favores e serviços.

C) Agressividade: é agir de acordo com aquilo que você quer, não valoriza os direitos e sentimentos dos outros. Impõe a sua palavra através da intimidação e é defensivo. A agressividade pode ser verbal e física.

Não confronta o problema, “ataca” a pessoa.

Os seus direitos são impostos e exigidos, acima dos direitos dos outros.

Os seus direitos são encarados como superiores (mais importantes) comparando com os direitos dos outros.
Define um “contracto” no relacionamento com outros baseado no medo e na intimidação de forma a evitar que ser confrontado – “A melhor defesa é o ataque.”

Faz questão que os outros saibam aquilo que sente e responsabiliza os outros por isso.

Procura atingir só os seus objectivos.

Escolhe as suas actividades em primeiro lugar e depois as actividades dos outros.

Age na sua raiva – Acting-out. Age com base na impulsividade.

Comunica com os outros procurando respeitar só “a tua palavra”.

Hostilidade e arrogância.

Exiges favores e serviços.

Componentes do comportamento verbal e não verbal
1. Falta de Assertividade/Passividade:
Verbal: Demasiados pedidos de desculpa. Andar à volta das questões. Utilização de mentiras. Omissão dos factos. Incapacidade de “ir direito ao assunto.” Confuso e incoerente. “ Mete os pés pelas mãos.” Dificuldade em encontrar palavras (argumentar). Incapacidade em verbalizar aquilo que realmente quer dizer.
Não-verbal : Recorre às palavras em vez dos actos. Desejoso que alguém adivinhe aquilo que quer ou “Está a pensar” Aquilo que diz não é coerente com aquilo que faz.

2. Assertividade 
Verbal : Afirma e certifica-se em relação aquilo que quer. É honesto quando verbaliza os seus sentimentos.
É objectivo. “Vai direito ao assunto.”Afirmações directas e construtivas. “Diz aquilo que sente e pensa.
Afirmações iniciadas com “Eu sinto...” me vez de "Tu és..."
Não-verbal : Ouvinte atento. Abordagem confiante e comunicação atenta e encorajadora. Bom líder.

3. Agressividade 
Verbal : Expressões utilizadas com “autoridade” e ou superioridade. Faz acusações. Descritivo e termos subjectivos - superficial e ilusório. Expressões de arrogância e dominador.
Frases iniciadas com “Tu és...” – mensagens com o objectivo de rotular e culpabilizar.
Não-verbal : Tendência exagerada em se auto-valorizar. Sarcástico e Fútil. Superficial.“Ar de superioridade.”

Algumas noções de ASSERTIVIDADE
O comportamento Assertivo é muitas vezes confundido com o comportamento agressivo, todavia, ser assertivo não significa magoar os outros.

O comportamento Assertivo é uma forma de igualar a dinâmica de “poder” na relação entre as pessoas. Não significa “ganhar a batalha” ou “ficar por cima” colocando a outra pessoa para “baixo.”

O comportamento Assertivo significa a expressão legitima dos seus direitos como indivíduo. Tem o direito a exprimir as suas necessidades, os sentimentos e as suas ideias.

Lembre-se:
Os outras pessoas estão no seu direito de responder à sua assertividade com as suas ideias, necessidades, vontades e ideias diferentes.
Uma relação baseada na Assertividade, com outra pessoa, pode envolver um “contracto” de compromisso que procure satisfazer ambas as partes.
Através de um comportamento Assertivo “abre-se um caminho” para relações honestas com os outros.
Um comportamento Assertivo não significa que o importante seja aquilo que é dito, mas sim, da forma como é dito.
Palavras ou expressões Assertivas acompanhadas de uma apropriada linguagem corporal torna a mensagem que quer passar mais clara e com mais impacto.

Uma linguagem corporal Assertiva significa que :
a) Manter contacto directo com o olhar (contacto visual).

b) Manter uma postura erecta.

c) Falar de uma forma compreensível e audível.

d) Certifique-se que o tom de voz tem alguma qualidade (Não falar demasiado alto, nem demasiado baixo).


e) Utilizar expressões faciais e alguns gestos de forma a dar ênfase às tuas palavras.

f) O comportamento Assertivo é uma “ferramenta” (mais valia) que pode ser aprendida e mantida com uma pratica frequente.

1 comentário:

micas disse...

deu-me imenso jeito este artigo. obrigada e parabens João. gostei mto do blog