Durante uma consulta com Carolina (nome fictício), 32 anos,
abordamos alguns dos motivos pela qual não se controla nas compras. Ela afirma
"Gasto o dinheiro que faz parte do orçamento para as despesas fixas da
casa e que me faz imensa falta, na realidade, após a adrenalina das compras, passado
uns dias, já perdi a pica (interesse) pelo artigo novo que comprei, fica
guardado no armário. No dia a seguir, encontro outro artigo novo, e
imediatamente arranjo mais uma justificação para gastar mais dinheiro que não
devia. Nunca é suficiente. Tenho acumulado algumas dívidas desnecessárias, por
exemplo com o banco, por causa da utilização abusiva do cartão de crédito. Ando
nesta compulsão há aproximadamente 10 anos."
Segundo a lógica que reforça o
comportamento compulsivo, não se controla nas compras porque :
- "Sinto me muito melhor comigo e mais segura"
- "Para
fugir/evitar sentir coisas dolorosas"
- "Quando estou zangada, através das compras, expresso a
minha raiva e frustração"
- "Fazer compras tem um significado importante; evoco
fantasias sobre riqueza e estatuto"
- " Fazer compras é uma forma de fazer parte da sociedade
onde todos têm uma fixação pela imagem"
Importante: Este
texto foi publicado com o consentimento da Carolina (nome fictício). Os parabéns,
pela honestidade e pela motivação para com a mudança de comportamento.
Comentário: O
caso da Carolina é revelador da compulsão e da perda do controlo perante a
sensação de prazer associado às compras. Desde a sua adolescência, ela revela
ter problemas, com a baixa auto estima, assim como, em manter relacionamentos
duradouros. Aparenta não possuir uma carreira profissional que lhe proporcione
um propósito e segurança. Também refere, que durante períodos atribulados e de
pressão, recorre às compras, a fim de ficar anestesiada e de não pensar mais no
assunto. Para além da compulsão das compras outros problemas significativos;
carreira profissional, relacionamentos românticos de intimidade e o corpo
(imagem e peso).
De notar, que algumas pessoas, em especial as mulheres,
estão mais vulneráveis e expostas à pressão e à obsessão da sociedade sobre a
imagem, refiro-me ao marketing
agressivo da indústria da moda. De acordo com a moda vigente, as mulheres devem
seguir as ultimas tendências, isso significa, que é tema serio de conversa entre
amigas.
Dicas:
- Quais são as consequências dos seus impulsos? Proteja os seus recursos, os seus
relacionamentos e o seu sustento.
- Monitorize os efeitos das técnicas de marketing (publicidade) que interferem no seu comportamento sobre
as compras. Por exemplo, saldos, revistas, publicidade nas redes sociais, por
exemplo; no Facebook, etc.
- Diga Não à pressão social que visa reforçar o impulso para
comprar coisas que você não precisa e/ou não quer. Algumas afirmações
disfuncionais “ Se está chateada, vá às compras.”
- Certifique-se daquilo que realmente quer e precisa de
comprar. Por exemplo; faça uma lista. Disponibilize o dinheiro suficiente somente
para comprar essas coisas. Não utilize o cartão de crédito.
Deseja obter mais orientação sobre a compulsão nas compras?
Envie email xx.joao@gmail.com. Todos os seus dados são confidenciais.
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