quarta-feira, janeiro 08, 2014

Dr. David J. Powell


1945 - 2013
Foi com imenso pesar e consternação que soube da noticia da morte do Dr. David Powell. Faleceu no dia 1 de Novembro de 2013, com 68 anos, na sua casa junto à sua família nos EUA.

O Dr. David J. Powell era licenciado em Filosofia, Mestre em Psicologia, Doutorado em Relações Humanas, Formador e Supervisor Clinico (Powell Blended Model  of Supervision, Presidente do International Center For Health Concerns, Presidente  do Clinical Supervision  Institute. Professor Assistente no Departamento de Psiquiatria da Universidade de Medicina de Yale. Foi colaborador na área da supervisão em Instituições reputadas internacionalmente tais como; Hazelden, Betty Ford, Caron Foundation, Hanley Center, Gateway Rehabilitation. Foi pioneiro no Programa de Apoio a Empregados direccionado para empresas tais como;  Rolls Royce, IBM, The Trump Organization. Desenvolveu programas de supervisão para a Marinha dos EUA e para os Marines. Esteve envolvido em varios projectos, na área no tratamento da dependência química e alcoolismo, em alguns países da Asia e Europa. Nos últimos anos, colaborava com uma instituição para jovens dependentes químicos (drogas) na Turquia. Colaborava com varias revistas americanas para o tratamento e recuperação da dependência química e alcoolismo. Foi autor de vários livros, dos quais destaco “Clinical Supervision in Alcohol and Drug Abuse”. Era um defensor dos Doze Passos, dos Alcoólicos Anónimos, como recurso para a recuperação do individuo dependente, da sua família e uma mais valia para a comunidade/sociedade.

Certamente ficou imenso para dizer sobre o Dr David Powell, um distinto e ilustre profissional, mas gostaria de destacar a sua simplicidade como pessoa, com o qual tive o privilegio de conhecer. Um ser humano extraordinário.

Todos nós, profissionais e instituições, ligadas ao tratamento da adicção e da recuperação de drogas, incluindo o álcool, perdemos uma referência importante, todavia, o seu conhecimento e sabedoria irá permanecer vivo no coração daqueles que, em conjunto com ele, partilham a mesma paixão. O Dr. Powel ensinou-me o seguinte; «Para se ser um profissional competente no tratamento da adicção é preciso faze-lo com paixão, profissionalismo e ética». O meu profundo e sentido bem-haja.


sábado, janeiro 04, 2014

28ª Dica Arte Bem-Viver, de 02/10/2011



Olá, exclusivamente para si, Bom Ano de 2014.

A 28ª Dica Arte Bem-Viver, está relacionada com o trabalho e o espírito de equipa.

Durante catorze anos consecutivos trabalhei num contexto de equipa, com supervisão individual, altamente dinâmico, que me possibilitou um conhecimento muito significativo a nível pessoal e profissional.

Passamos uma parte significativa das nossas vidas a trabalhar. Enquanto crianças, ouvimos com muita frequência: «O que é que queres ser quando fores grande?». Desde cedo fazemos um grande investimento na realização profissional e levamos adiante esse projecto, com altos e baixos, avanços e recuos, até ao final dos nossos dias. Crescemos e amadurecemos a trabalhar. Somos ensinados a ambicionar segurança, prestigio, reconhecimento, poder e sucesso. Se não monitorizarmos os objectivos e o propósito, podemos até ficar adictos ao trabalho (workaholics), desenvolvendo expectativas irreais, e assim sacrificar todas as outras áreas das nossas vidas, exemplos: relacionamentos de intimidade, família, incluindo os filhos, auto conceito, amigos, hobbies.

Considero, ao contrário daquilo que muitos pensam, que a questão financeira não é a motivação principal para um excelente desempenho profissional. Considero dois factores importantes. Primeiro: A gratidão (paixão) de desempenhar algo pela qual estamos dotados e que se enquadra no nosso perfil. Segundo: um óptimo ambiente de trabalho (ex. espírito de equipa).

Não é sinónimo de excelência, de compromisso e/ou profissionalismo ser medico, engenheiro, advogado, ou possuir um MBA (master business admnistration ) etc. Na minha opinião, acima de tudo é preciso atitude, compromisso, liderança e dedicação à causa. Quero dizer com isto que, existem pessoas que desempenham a sua profissão e/ou seguem as suas carreiras, mas poucas são profissionais de excelência.

Trabalha em equipa? Algumas curiosidades, sobre o espírito de equipa, baseadas na minha experiência profissional:
1. Em termos de potencial, o que é que você acrescenta à sua equipa de trabalho (espírito de equipa)?
2. Em termos de potencial, o que é o/a distingue dos seus colegas?

Sabia que tudo aquilo que acontece no seio do trabalho de equipa/grupo influencia cada um dos seus membros, ainda que possa não ser notado. Alguns factores que influenciam a dinâmica de grupo de trabalho: aceitação, apoio e esperança, altruísmo e vivências (diversidade)e avaliação. E o potencial (mais valia) que cada membro da equipa proporciona aos restantes membros do grupo.

Sabia que as pessoas que nunca tenham trabalhado num contexto de grupo/equipa, de início, apresentam a tendência para percepcionar o grupo como uma entidade fechada e confusa à qual sentem uma certa hostilidade. Algumas pessoas pensam: «Que grande confusão» ou «Tanta gente! Isto vai ser um complicado.» Não conseguem ter uma perspectiva organizada.

Um dos factores mais importantes, para o êxito ou o insucesso no trabalho de grupo, é a disponibilidade, de cada indivíduo para este tipo de contexto, assim como, as suas características pessoais. Refiro-me ao compromisso e/ou a falta dele.

Sabia que o trabalho em equipa pode fornecer um nível de estimulação significativo capaz de activar processos que permitem a tomada de consciência das suas próprias qualidades, das suas áreas de maior dificuldade no relacionamento com as outras pessoas e facilitar novas crenças construtivas.
« I Love My Job» e você?

Cumprimentos

Votos de uma semana de trabalho motivada para a auto realização e para o espírito do grupo.


ComentárioSabia que a Dica Arte de Bem-Viver começou com uma "brincadeira" para os amigos, em Abril de 2011? Atualmente é enviada para mais de 500 pessoas e vários países de expressão portuguesa (Portugal, Angola, Moçambique e Brasil) e para os Estados Unidos da América. À data deste post vai na sua 145ª publicação. Caso deseje receber a Dica Arte Bem-Viver (semanal) basta enviar um email para joaoalexx@sapo.pt. No assunto da mensagem escreva: Dica Arte Bem-Viver. Todos os dados são confidenciais. É grátis. Recuperar É Que Está A Dar.