segunda-feira, novembro 12, 2012

Despertar espiritual; um passo para a recuperação dos comportamentos adictivos



Doze Sintomas sobre o despertar espiritual. (tradução)
1. Aptidão para deixar que as coisas aconteçam, em vez de fazer com que elas aconteçam; largar o controlo.
2. Ataques de riso frequentes.
3. Sentimentos de ligação (conexão) com as outras pessoas e a com a natureza.
4. Episódios frequentes e necessários de estima.
5. Propensão para pensar e agir da uma forma espontânea em vez de agir com base no medo das experiencias do passado.
6. Aptidão inequívoca de usufruir cada momento.
7. Desprendimento na tendência para ficar preocupado.
8. Desprendimento no interesse de entrar em conflito.
9. Perda de interesse em interpretar o comportamento dos outros.
10. Perda de interesse em julgar ou criticar os outros.
11. Perda de interesse na auto critica negativa.
12. Extrair proveito da aptidão para amar sem esperar nada em troca.

Fonte: http://recoverytradepublications.com 

Comentário: O que é que significa despertar?
De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, é
“Tirar do sono; acordar; estimular; ativar; dar origem a; avivar o espirito”

Na minha opinião o despertar espiritual, está intrinsecamente relacionado com a recuperação dos comportamentos aditivos. Isto não quer dizer que o despertar espiritual seja uma experiencia que ocorra em todos os aditos/aditas e/ou que seja uma condição para o individuo iniciar a sua recuperação. Não, todavia, algumas pessoas afirmam passar por esta experiencia poderosa e profunda quando fazem a transição entre a adicção ativa e a abstinência/recuperação – Mudança. A mudança de atitudes e comportamentos proporciona uma determinada experiencia, ao individuo, referida como despertar, que o afeta nível espiritual.

Um numero considerável de pessoas que experimentam a perda total do controlo da sua vida, como consequência da adicção activa, isto é, perdem a capacidade de antecipar e prever o resultado final dos seus comportamentos e/ou objetivos é uma experiencia aterrorizadora e traumática, agravada pela consciência plena do desastre e do caos eminente. Durante a adicção ativa, estas pessoas perdem a capacidade de sonhar, perdem a capacidade de comunicar com as pessoas que amam, perdem a capacidade de desempenhar as suas competências no trabalho, vivem vidas duplas de ilusão, negação e sofrimento, da qual a busca sistemática do alívio está confinado ao prazer imediato, refiro-me às substancias psicoactivas e/ou comportamentos adictivos (jogo, sexo, distúrbio alimentar, dependência emocional, compras e furto). Quando surge a oportunidade de interromper a progressão da doença (adicção) e do sofrimento, através da consciência das coisas que foram vivenciadas durante a experiencia passada e dolorosa, o despertar espiritual, eleva o potencial humano, numa situação idêntica á sobrevivência, a atingir objetivos que o individuo julgava não ser possível concretizar; desperta, acorda, reconhecendo que a verdadeira mudança está em si mesmo, clarividente do renascer, e voltar a viver, através dos paradoxos e da mudança de paradigmas disfuncionais, a fim de ser tornar uma pessoa melhor.

Gostaria de referir que a palavra espiritual, não expressa uma conotação religiosa pré determinada, não possui dogmas e/ou divindades. Espiritualidade é um conceito único e livre, dependendo das crenças e experiencias de cada individuo, é um sentimento de ligação com uma força superior imaterial com quem o individuo comunica potenciado através da qualidade dos relacionamentos com as outras pessoas (conexão – valores).
Você está em recuperação dos comportamentos adictivos e passou por um despertar espiritual? Envie a sua experiencia para xx.joao@gmail.com Partilhe a sua história, connosco. Bem-haja