quinta-feira, março 24, 2011

Pessoas Especiais (Mentores) Earnie Larsen e Alan Marlatt



Recentemente tive conhecimento do falecimento, de duas pessoas, ambos excelentes profissionais dedicados e empenhados na área do tratamento e recuperação do alcoolismo e das dependências de substâncias psicoactivas licitas e/ou ilícitas (drogas), refiro-me ao Dr. Earnie Larsen e ao Dr. G. Alan Marllat.
Como profissional, há já alguns anos que acompanhava o trabalho destes dois vultos cujo imenso e valioso contributo irá permanecer na história da Recuperação dos comportamentos Adictivos. Para além de ser um profissional dedicado (espírito de missão,) Earnie Larson também era um adicto em recuperação com um historial de sobriedade de mais de 40 anos. O Dr Alan G. Marllat desenvolveu, entre muitos, um brilhante trabalho nas áreas da Prevenção da Recaída e na Redução de Danos.

Uma sincera homenagem ao Dr. Alan G. Marllat e ao Dr. Earnie Larsen pelo compromisso, profissionalismo e orientação (mensagem de inspiração) que prestaram, ao longo da sua vida, a milhares de indivíduos, a profissionais, como eu, e principalmente aqueles que sofrem da Adicção, incluindo famílias (crianças) e à comunidade.

Gostaria de acrescentar que é urgente, em Portugal, existirem mais recursos e competências, pessoas especializadas e instituições dedicadas, tanto a nível cientifico como empírico, no tratamento da doença da adicção às substancias psicoactivas licitas, incluindo o álcool, e/ou ilícitas. É imperativo aproximar a ciência (investigação) da prática (experiencia) e formar equipas multidisciplinares. São necessárias reformas (quanto à metodologia, epidemiologia e etiologia) direccionadas à prevenção, ao tratamento e à recuperação, assim como um maior envolvimento da sociedade, cujo principal intuito é derrubar o estigma, a negação e a vergonha associado a esta doença. Aos indivíduos doentes, assim como às suas famílias, é inevitável devolver a dignidade que eles merecem. Não basta reinseri-los na sociedade, são obrigatórias terapias que contemplem o individuo (bio-psico-social e espiritual).

Um Saudoso Adeus.

 Earnie Larsen, 1939 – 2011 Alguns livros:  Satge II Relationships – Live Beyond Addiction, Beyond Anger Facilitator`s Guide, Days of Healing Days of Joy, From Anger To Forgiveness, Abused Boys Wounded Man Workbook.




 G. Alan Marllat, 1941 - 2011 Investigador reconhecido internacionalmente escreveu e publicou mais de 20 livros e centenas de artigos científicos, recebeu inúmeros galardões. Esteve em Portugal.  
Alguns livros: Alcohol Use and ProblemDrinking, Brief Alcohol Screening and Intervention for College Students, Determinants of Relapse, Harm Reduction, Managing Your Drug or Alcohol Problem, The Tao of Sobriety


Recuperar É Que Está A Dar

quarta-feira, março 16, 2011

Ufit! Mexa-se pela sua saude





Quando pensamos nos grandes desejos, comuns a todos nós, não será incorrecto afirmar que um deles é viver durante muito tempo, com qualidade de vida (saúde, alegria, vigor, motivação, etc)

Apesar de estarmos todos de acordo, porque é que para algumas pessoas os anos parecem não passar e outras carregam o peso dos anos de forma mais evidente?

De forma consciente ou inconsciente, vamos criando hábitos que nos podem aproximar ou afastar desse objectivo, desse estado de equilíbrio, que podemos designar de Wellness (em tradução livre; bem-estar físico, mental e emocional, que nos permite encontrar estabilidade e ser resilientes).

terça-feira, março 08, 2011

Registo Diario uma ferramenta para Recuperar


Se pensar bem, provavelmente, já escreveu sobre as suas experiências, relacionamentos e aventuras. Refiro-me ao “velhinho” diário que está guardado numa caixa esquecido. Aquele diário oferecido, quando éramos crianças e ou adolescentes, onde secretamente ou não, registávamos os eventos e as experiências mais significativas e passado um tempo voltávamos a ler, vezes sem conta, tudo outra vez, como se não houvesse amanhã.

Hoje em dia, de acordo com vários estudos, revelam que escrever, sobre si próprio (registo diário), pode apresentar alguns benefícios, por ex. redução do nível de stress, melhora o estado de humor e a sensação de bem-estar, reduz sintomas de tristeza e depressão.

Ao longo da minha experiência profissional, sempre apelei e continuo incentivar o registo diário. Para aqueles que têm o desejo sincero em recuperar da adicção activa, sejam substâncias psicoactivas (drogas lícitas, incluindo o álcool, e as ilícitas) ou comportamentos (jogo, distúrbio alimentar, sexo, codependência) o registo diário é um excelente recurso cujo intuito possibilita a auto-reflexão e a autocrítica construtiva (feedback). Como é do conhecimento geral, a mudança de atitudes e comportamentos exige auto monitorização, motivação, honestidade e compromisso, assim o registo diário pode revelar-se uma ferramenta útil para recapitular (gravar/histórico) os seus pensamentos, experiências e emoções num caderno, no Pc, no notebook, tablet, etc.

**O registo diário pode permitir a reflexão sobre o propósito das suas ambições e projectos pessoais, ajudar a desafiar os padrões/crenças negativas (erros cognitivos) e auxiliar na valorização das pequenas e simples coisas da vida. Escrever sobre as suas emoções pode beneficiar permitindo manter uma perspectiva construtiva e objectiva durante situações adversas e dolorosas, identificar emoções mais profundas e reveladoras e ser um canal (plataforma) para a sua criatividade.